Concurso Montras de Natal 2013

Concurso Montras de Natal 2013

Concurso

ACILIS a Associação Comercial de Leiria promoveu um concurso de montras no período de 9 a 16 de Dezembro. Tratou-se de uma reedição do já tradicional Concurso de Montras de Natal, em Leiria, Batalha e Porto de Mós, com o objectivo de promover o comércio e embelezar as ruas comerciais destas três localidades.

As montras foram avaliadas por um júri constituído por um vitrinista, representantes da imprensa local e um representante da ACILIS.

A HUMUS foi informada de tal evento e decidiu participar.

Era Domingo dia 8 de Dezembro e fazia frio. Dentro da HUMUS o reboliço: paus, cortiça, flores, arame, alicates tudo espalhado pelo chão. O frio não se fazia sentir face ao caos que inúmeros gnomos verdes causaram com tanta agitação. Estavam nas vésperas do tal concurso de montras e era preciso agir rapidamente. A composição estava a ser feita pelos mais novos enquanto que um gnomo mais velho apreciava e analisava o todo, a ver se estava devidamente composto. Um pau aqui, uma flor acolá, as luzes, espalhar as rodelas de cortiça, um toque natalício e pronto já está. Preparados para golpear a lancheira foram prontamente impedidos pelo sénior da equipa: Limpeza! Rabugentos e arreliados lá pegaram uns nas pás outros nas vassouras e toca a limpar. Agora sim, podiam vir o júri e quem mais quisesse, a missão estava cumprida.

Tudo neste excerto é verdadeiro, ou não. Verdade, verdadinha, empenhámo-nos em ir de encontro às premissas do concurso: tema e originalidade. Criámos então uma árvore diferente, feita de ramos encontrados nas praias aqui bem perto, flores, camarinhas, sementes de eucalipto das matas nacionais; um misto de Inverno e Natal. No topo da árvore um busto vestido com uma manta com um coração bordado. Natal é assim, união, simplicidade e coração. Aos pés da árvore rodelas de cortiça e sementes de eucalipto, natureza portanto e um relógio desacertado como muitas vezes é o tempo; e Natal é ter tempo e oferecer tempo.

Somos uma loja de muitos e esses muitos ficaram lá dentro nas mesas e estantes. Na montra ficou algo que os representa: o entrelaçar dos ramos, como os projectos que se cruzam; a natureza que os inspira pelas cores e formas e os leva a criar; o relógio com o tempo, o tempo que investem e demoram para trazer até vós algo especial.

Não ganhámos o concurso OHHHH mas ganhámos uma série de elogios que não estávamos nada à espera e ficámos embevecidos e garantidamente envergonhados e essa foi a melhor parte!

Obrigada a todos que se enamoraram da nossa montra de Natal de 2013.

Projecto concluido

Projectos relacionados

A loja encontra-se encerrada temporariamente.